Descontraindo: QUAL SERÁ A MAIOR BANDA DE ROCK DE TODOS OS TEMPOS?

rock-n-roll-drawing-8077612-600-487

Autor: Sandro Ari Andrade de Miranda, advogado, mestre em ciências sociais.

 

Qual será a maior banda de “Rock and Roll” de todos os tempos? Tal pergunta enlouquece todos os fãs e críticos de todos os tipos, pois mexe não apenas com a capacidade crítica, mas com paixão.

O certo é que este gênero musical, que surgiu humilde nos bairros negros e pobres dos Estados Unidos, influenciado por gêneros como Blues, o Jazz, o Soul, e a própria música gospel afro-americana, cumpriu e vem cumprindo um papel fundamental para movimentar corações e mentes de todas as idades.

É evidente que o mercado consumiu a qualidade de muitas bandas, ao ponto do que hoje é muito difícil identificar uma banda com a mesma qualidade do que observávamos no passado. Solos de guitarra como os Jimmy Page, Brian May ou David Gilmour, só para citar uns pouquíssimos exemplos, são raríssimos. Assim como o brioso trabalho de percussão e a força de vozes que transcendem o espaço e o tempo.

Todavia, nunca podemos esquecer do peso do Rock na defesa da paz, como na maravilhosa “The End”, do The Doors, na crítica da sociedade de consumo e a criação de um muro entre o público e proposta do artista, como em todo o maravilho álbum “The Wall”, da banda britânica Pink Floyd. Ou das movimentações contra a perda da liberdade e da juventude, presentes nas músicas do System of a Down.

O certo é que se o Rock perdeu um pouco do seu brilho na criação de novas mentes, especialmente que sustentem o pensamento crítico de outrora, nunca perde a sua grandeza, e mesmo os “velhinhos” do AC/DC, do Black Sabbath e dos Rolling Stones ainda continuam levando milhares e até milhões de seguidores para acompanhar o seu trabalho.

Modestamente, fiz uma lista com as minhas 10 maiores bandas de todos os tempos. Como vocês vão ver, muitas surgiram muito antes do meu nascimento (na verdade, apenas uma surgiu depois do meu nascimento), algumas estão extintas, contudo, o legado que por elas foi deixado é eterno!

 

10º) Deep Purple: surgida no Reino Unido em 1968, mistura elementos de rock progressivo com blues-rock. Para muitos é a precursora do Heave-Metal e do Hard Rock. A banda passou por várias formações, sem nunca deixar de existir, e é indiscutível a pode marcante da abertura com solo de guitarra em “Smoke on the Wather”, um dos maiores símbolos do Rock and Roll moderno.

 

 

9º) Nirvana: criada em 1987 nos Estados Unidos, a banda acabou sendo extinta com a morte do seu principal compositor, guitarrista e vocalista Kurt Cobain. Contudo marcou a década de noventa e foi um símbolo mais crítico para a juventude, do que a sua contemporânea Guns N’ Roses.

 

8º) Black Sabbath: Assim como o Deep Purple também é britânica e criada em 1968, numa época de fartura criativa do Rock do Reino Unido. O próprio nome da banda já gera polêmica, pois para os mais conservadores a sua linguagem simbolizava o domínio do diabo contra a fé cristã. Contudo a voz John “Ozzy” Osborne, e com uma letra poderosamente crítica, os “pagãos” do Black Sabbath são obrigatórios em qualquer lista de bandas de Rock que se prese.

 

7º) AC/DC: Fundada em 1973, na Austrália, pelos irmãos Angus e Malcolm Young, é uma das bandas com trajetória mais consolidada no Rock. Após a morte do antigo vocalista, no final da década de setenta, o grupo conta com a poderosa voz Brian Johnson e com acordes do guitarrista do escocês Angus Young, que aos 60 anos demonstra um vigor invejável. São incontáveis os sucessos como “Back in Black”, “T.N.T.”, “Hells Bells”, “Hihgway to Hell”, dentre outras.

 

6º) Rolling Stones: Talvez uma das mais populares bandas de todos os tempos, é tão importante para a música que dá nome à revista mais popular voltada ao Rock and Roll. Fundada no Reino Unido em 1962, é conduzida pela poderosíssima e energética voz de Mick Jagger e pelo brilhante guitarrista Keith Richards.

 

5º) The Doors: Fundada em 1965, também britânica, e contando com a voz grave do brilhante Jim Morrison, a banda sofreu influência da música oriental, do folk, do country, dentre outros gêneros. Mesmo com a morte prematura do seu maior nome, Morrison, em 1971, a banda marcou todas as gerações dos amantes do Rock com canções como “Break on Trough”, “Light My Fire”, “People Are Strange”, “Rides on the Storm”, sem contar a maravilhosa “The End”, que deu vida ao excelente Filme “Apocalypse Now” (de 1979), de Francis Ford Coppola.

 

4º) Queen: Mais um grupo britânico, o Queen foi fundado em 1970, e misturou vários gêneros, desde o hard rock à música erudita. O single “Bohemian Rhapsody”, por exemplo, possui uma variação de tons e estilos musicais de uma riqueza incomum. Comandada pelo excelente guitarrista Brian May, a banca ainda continua em atividade, mas inegável que a perda da fantástica voz de Freddie Mercury, indiscutivelmente um dos maiores expoentes vocais do rock, diminuiu o brilho da banda.

 

3º) The Beatles: É indiscutível falar em Rock sem o verdadeiro marco do gênero que foi a emergência dos “garotos de Liverpol”, em 1960. A formação clássica, com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr foi composta apenas em 1962, e definitivamente marcou e mudou os caminhos da música em todo o planeta. Pense apenas alguns segundos e será impossível não lembrar de alguma música deste grupo britânico, ou da influência dos seus ex-integrantes: “Hey Jude”, “Yellow Submarine”, “Help”, dentre outras tantas, sem contar “Imagine”, de Lennon na sua fase solo.

 

2º) Pink Floyd: Minha maior dúvida foi escolher a primeira e a segunda colocada. O ideal seria um empate, mais joguei com dados quantitativos para deixar a brilhante Pink Floyd em 2º lugar. As letras das músicas desta banda britânica fundada em 1965 são brilhantes, e uma verdadeira aula de compreensão da sociedade onde vivemos. O grupo formado por Nick Mason, Richard Wright, Syd Barrett, e pelos fantásticos Roger Waters e David Gilmour, deixou um legado de obras imortais, que deveriam ser ouvidas por todas, como “Wish You Were Here”, “The Wall”, “The Dark Side of the Moon”, “Hey You”, dentre outras.

 

1º) Led Zeppelin: formada em Londres, em 1968, é inquestionável que uma banda formada pela fantástica e afinada voz de Robert Plant, e pelos acordes poderosos da guitarra de Jimmy Page, estivesse competindo pelos primeiros lugares em qualquer lista do Rock. Também foram importantes o trabalho, na composição clássica, do baixista e tecladista John Paul Jones, e do baterista John Bonham. Singles como “All my love”, “Kashmir”, “Black Dog”, “Immigrant Song”, dentre outras, são excelentes, mas “Stairway to Heaven” é, provavelmente, uma das maiores obras primas do Rock and Roll de todos os tempos, e um verdadeiro marco do gênero.

 

Como pode ser observado, temos 8 bandas britânicas, 1 australiana, e, curiosamente, apenas 1 norte americana (local onde surgiu o rock and roll). E aí, vocês concordam com a lista ou possuem outras sugestões.

 

 

Anúncios

7 comentários

  1. Só para destacar, além das bandas que compõem a lista, também considerei um grupo formado por outros ícones, como: Iron Maiden; Guns N’ Roses; Metallica; Eagles; System off Down; U2; Ramones; Creedence Clearwater Revival; The Police; The Animals; Radiohead; Dire Straits; e The Beach Boys.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s