AS CINCO MAIORES BANDAS DE ROCK DO BRASIL DE TODOS OS TEMPOS

 

Autor: Sandro Ari Andrade de Miranda, advogado, mestre em ciências sociais.

 

Depois de fazer uma lista das maiores Bandas de Rock de todos os tempos, fui cobrado pela ausência de bandas brasileiras. E aqui faço um destaque, a minha lista tinha por objetivo destacar um legado imortal, que transformou o Rock and Roll em todo o mundo, modidicando conceitos em todos os países, inclusive no Brasil, tanto que na minha lista de 10, 8 eram bandas britânicas, e apenas 1 era do país onde surgiu o gênero musical, os Estados Unidos.

Evidentemente, todas as pessoas podem compor suas listas ideais de artistas, e essa é grande vantagem de vivermos numa democracia, onde a liberdade de escolha e de opinião deve ser sempre preservada.

O Rock no Brasil, assim como na América Latina, especialmente na Argentina e no México, sempre teve uma força muito grande e, inclusive, influenciou outras bandas internacionais. Também é influenciado por artistas individuais, como o grande Raul Seixas e a rainha Rita Lee. Mas vamos às bandas…

Antes preciso destacar que considerei apenas bandas de rock, afastando aquelas com tendências mais dirigidas ao reggae e ao pop. Aliás, na minha pré-lista com 20 grandes grupos, descartei toda essa onda insuportável que emergiu na última década e esqueceu da essência do Rock, que é a luta política por liberdade. Não qualquer baladinha romântica, com rimas pobres, que podemos chamar de banda de rock.

Também afastei os recentes convertidos ao conservadorismo, pois não é possível considerar como expoente do Rock pessoas que andam pela rua carregando a bandeira do golpismo e da ditadura. A estes últimos, dedico o meu desprezo total.

Rock and Roll, de verdade, é ousadia, ruptura de paradigmas e transformação de conceitos. Desde a sua emergência nos bairros negros dos grandes centros urbanos dos EUA, o rock sempre teve uma incontestável virtude subversiva, e é exatamente por isso que possui amantes e seguidores em todo o planeta.

 

5º) Ira – oficialmente criada em 1981, tendo como expoentes o vocalista Nasi e o guitarrista Edgar Scandurra, a banda ira foi fortemente influenciada pelo punk rock e marcou a subversão da década de oitenta do século passado com singles como Núcleo Base, Dias de Luta, Envelheço na Cidade, dentre outras.

 

4º) Secos e Molhados – dedicado a quem teve coragem de fazer rock durante a ditadura, pois a banda foi criada em 1971, sob a regência da voz magistral de Ney Matogrosso. O grupo tinha fortes influência do movimento hippie e do psicodelismo, transformou conceitos no fazer da música, e iluminou toda uma geração.

 

3º) Barão Vermelho – foi a melhor forma que encontrei de homenagear Cazuza nesta lista. Nada contra a ótima voz do vocalista e guitarrista Frejat, mas a Barão Vermelho foi uma com o gênio criador e revolucionário de Cazuza, e hoje é outra, com muito menos brilho e com traços mais dominados pela linha do pop.

 

2º) Titãs – Nenhum grupo que tenha na sua origem nomes como Arnaldo Antunes, Branco Mello, Sérgio Britto, Tony Bellotto, Charles Gavin, Paulo Miklos, Ciro Pessoa, Nando Reis e Marcelo Fromer poderia estar fora de qualquer lista dos grandes da música brasileira. A banda perdeu brilho nos últimos anos, com a saída de alguns integrantes e um certo aquietamento musical. Mas o álbum revolucionário Cabeça de Dinossauro é, com certeza, um marco e um dos melhores conjuntos de obras da música brasileira.

 

1º) Legião Urbana – Não tem como não colocar a Legião Urbana no topo da lista. Fruto da ruptura da antiga Aborto Elétrico, a banda formada pelo genial Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos é com certeza o maior expoente do rock nacional. Até hoje possui uma legião de fãs de todas as idades, e marcou, de forma significativa, toda a transição da música brasileira que se libertou da ditadura militar.

 

E aí, qual é a sua opinião?

 

Bônus:

 

 

 

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s