VOZES IMORTAIS DO ROCK QUE MUDARAM DE DIMENSÃO

rock-beatles

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Sandro Ari Andrade de Miranda, advogado e mestre em ciências sociais.

 

O título, como se observa, já é uma homenagem direta ao Camaleão do Rock, que embarcou numa viagem para uma outra dimensão do universo esta semana, David Bowie. Poderíamos citar a recente morte do vozeirão poderoso de Lemmy Kilmister, do Motörhead, que também nos deixou nas últimas semanas.

Ao longo dos anos, todos os gêneros musicais, como é natural, vão perdendo grandes artistas, alguns dos quais possuem um trabalho com influência inquestionável nas nossas vidas. Às vezes nem mesmo conseguimos dimensionar a sua importância, como por exemplo os de Chico Buarque, Gilberto Gil e Raul Seixas na resistência contra a ditadura militar, e de toda a escola de Rockn’Roll que nos conduziu nos processos de redemocratização, conduzida pela Legião Urbana, por Renato Russo, pelos Titãs, Cazuza, dentre outros gigantes.

Apesar da crescente influência das poderosas gravadoras, que produzem astros que duram meses, semanas, quando não dias, a música tem um papel fundamental para a nossa formação. Aliás, numa analogia a Paulo Freire, aprendemos e ensinamos quando cantamos. Vejam as gigantescas reflexões realizadas por Roger Waters, do fantástico Pink Floyd, na produção do álbum The Wall.

Sinceramente, sempre achei um privilégio ter a oportunidade de apreciar música, de diversos gêneros, mas a boa música. Aquela que nasce da nossa mente, das reflexões, dos sentimentos, das brincadeiras, da manifestação cultural e de todas as formas de expressão humana.

Toda a minha vida foi marcada por influência musical e, acredito, que a de todas as pessoas também. Músicas como “Construção” e “Cálice”, do mestre Chico Buarque permitiram que eu pudesse aprender todo o sentimento das gerações que me precederam na luta política, e que foram vítimas da repressão da ditadura militar.

Também aprendi estudando os movimentos culturais e musicais das décadas de 60 e 70 a importância de termos a paz, a liberdade e a igualdade como valores fundamentais, muito antes de ingressar na faculdade de direito.

Desta forma, homenagear artistas, cantores, escritores, poetas, pintores, dentre outros, também é uma forma de homenagear a vida e, talvez, aquilo que temos de mais importante dentro de nós, que são os sentimentos e emoções.

No presente post me limitei a apenas um campo musical (inquestionavelmente o meu favorito), o Rock, e fiz uma seleção criteriosa de vozes realmente marcantes, inclusive abrindo espaço para os construtores da vertente nacional do gênero. Também escolhi vozes totalmente insubstituíveis, seja nas suas características especiais ou na mensagem que deixaram para a sociedade.

Cito os exemplos de Joe Cocker, que até hoje é a imagem musical do verdadeiro festival de Woodstock, do Rei do Rock, Elvis Presley, que abriu as portas para todos os grandes talentos que explodiram nos anos 50, 60 e 70. De John Lennon, líder dos Beatles e, até hoje, disseminador da utopia de um mundo “imaginável”, e não “imaginário”, onde todos poderiam viver em plenitude, da voz rouca, marcante e única da maravilhosa Janis Joplin, ou dos graves de Jim Morrison (do The Doors).

No caso brasileiro a escolha foi bem clara: Raul Seixas, Cazuza e Renato Russo. Todos fundamentais para a nossa transição democrática. Afinal, “toca Raul aí”…

Por fim, não quis fazer uma hierarquia entre os cantores, para homenagear o seu legado indistintamente. Não posso dizer quem foi mais importante, se Freddie Mercury, Elvis, Lennon ou David Bowie. Isso vai depender da vida das pessoas e, por óbvio, como em todas as listas podem existir imperdoáveis esquecimentos, pois a mesma está limitada ao conhecimento do autor.

 

  1. Cazuza

 

 

  1. David Bowie

 

 

  1. Elvis Presley

 

 

  1. Freddie Mercury (Queen)

 

 

  1. Janis Joplin

 

 

  1. Jim Morrison (The Doors)

 

 

  1. Joe Cocker

 

 

  1. John Lennon (The Beatles)

 

 

  1. Raul Seixas

 

 

  1. Renato Russo

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s