DOIS ANOS E UM MUNDO EM RETROCESSO

o-FORA-TEMER-facebook
São Paulo 15/05/2016 Ato contra Michel Temer na Rua da Cosnolação . Foto Paulo Pinto/Agencia PT

 

Autor: Sandro Ari Andrade de Miranda, advogado, mestre em ciências sociais.

 

No dia 24 de agosto de 2014 tive a ideia de criar o Blog Sustentabilidade e Democracia e, na época, o objetivo era proporcionar um canal de comunicação voltado à consolidação dos avanços democráticos alcançados pelo país, além de debater a construção de uma agenda transformadora visando um mundo mais justo e ambientalmente equilibrado.

Jamais, em algum momento, imaginei que encontraríamos um volume tão grande de retrocessos em andamento, como o Brasil sendo vítima de um golpe de estado togado-parlamentar, a destruição de vínculos de solidariedade entre os povos pelo meio do massacre de refugiados de guerra, que são submetidos à violação do próprio corpo para chegar à Europa, o aumento da violência contra jovens nas periferias das grandes cidades, a continuidade das agressões contra as mulheres, o crescimento da direita em vários cantos do mundo, incluindo a patética figura de Donald Trump, a xenofobia, o racismo, o machismo, a homofobia e diversas formas de ódio que contam com o apoio ou passividade da mídia.

Tal situação demonstra a urgência e necessidade de veículos onde a diferença possa ser apresentada, e as vozes democráticas tenham voz, mesmo que apresentada no formato de versos. Assim, espero fortalecer, nos próximos anos, o espírito crítico e rebelde que sempre norteou o Blog. Continuaremos a lutar em plenitude, companheiros e companheiras, pois é nos momentos de dificuldade que devemos utilizar todas as nossas forças para transformar o mundo!

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s