CRÔNICA SOBRE SONHOS E SONHADORES

borboletas-gigantes-salvador-dali

Foto: As Borboletas Gigantes, Salvador Dali

 

Autor: Sandro Ari Andrade de Miranda, advogado, mestre em ciências sociais.

 

Existem poucas certezas na vida e uma delas é que todas as pessoas sonham. Aliás, sonhar não é privilégio dos humanos, se pararmos para analisar o comportamento animal, especialmente o dos mamíferos, vamos observar que estes também sonham, mesmo que para nós ainda seja impossível compreender, na sua totalidade, a dimensão dos sonhos das outras espécies.

Se sonhar fosse tratado como um atributo essencial para estabelecermos a forma como nos relacionamos com o mundo, muita coisa mudaria! Talvez evoluíssemos como indivíduos e como espécie, e tivéssemos um ambiente de vida mais justo.

Mas qual é o significado dos sonhos? Para os psicanalistas, e aqui falando especificamente do universo humano, baseados na obra do pai da psicanálise, Sigmund Freud, quando sonhamos manifestamos a vontade de realização desejos, de medos, de angústias e de uma série de outros dos nossos múltiplos sentimentos. A interpretação dos sonhos, na compreensão do grande mestre alemão, nos permitiria entender toda a complexidade do espírito humano.

O misticismo tradicional, por outro lado, também vê no sonho um presságio onde são definidos acontecimentos, ou até a possibilidade de prever o futuro. Aqui, por sinal, a diversidade de interpretações é gigantesca e, muitas vezes, também serve como elemento para conhecer estigmas e preconceitos sociais ao longo da história. Contudo, não se apavore, se sonhares com Zumbi, pode ser uma necessidade de mudar a vida presa na rotina (ou de escrever um roteiro de filme e ficar rico, pois filmes de zumbi sempre estão em alta nos cinemas).

Na Idade Média, por exemplo, dizia-se que as bruxas se comunicavam com suas vítimas por sonhos, o que resultou em ondas de misoginia escancarada e na prisão de milhares de mulheres injustamente, pois em uma sociedade de pessoas reprimidas, todos tinham medo de enfrentar o seu próprio “eu”, as penitências por “pensamentos pecaminosos” ou a violência da fogueira da inquisição.

Entretanto, os sonhos também significam anseios. Os sonhadores são as pessoas que acreditam na possibilidade de construção de ideias, muitos dos quais de transformação. São aqueles ou aquelas que enfrentam as barreiras de um mundo cada vez mais concentrado em viver o momento de uma realidade já definida para romper paradigmas. Nestes casos, o ato de sonhar significa ir além, romper com o que está posto.

Aqui, os sonhos ganham um novo papel, pois passam a representar algo novo. Se é bem verdade que muitas ideias que transformaram o mundo foram sonhadas durante o sono, existem pessoas capazes de sonhar com olhos abertos e fixados no mundo concreto, e são estas as verdadeiras sonhadoras, pois criam e transformam. Parodiando Bertolt Brecht, também são imprescindíveis!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s