COVID19 – APELO AOS EMPRESÁRIOS: SIGAM O EXEMPLO DA BIRI

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Foto: SARS-COV-2, vírus da COVID-19

 

Nos momentos de grave crise, a contribuição da sociedade civil e ao segmento econômico para vencermos as dificuldades não pode ser jamais descartada, porque é imprescindível.

Hoje, a melhor ação que todo mundo pode desenvolver é contribuir com para o atendimento interesse coletivo e como já trabalhei muitos anos na administração pública sei que existem muitas pessoas sérias e comprometidas no meio empresarial.

Este é um momento importante, então o apelo para o comprometimento social e ético é fundamental. Como vocês sabem, a empresa Biri, de Pelotas, está produzindo álcool gel em parceria exemplar com a UFPEL, a UCPEL e o IFSUL. Este material será distribuído no Sistema Único de Saúde. Sei que outras empresas seguem caminho semelhante.

Da mesma forma, outras medidas podem ser adotadas. Em muitas unidade de saúde faltam máscaras e insumos. No interior, a maior parte das cidades não tem respiradores artificiais. Também falta publicidade institucional nos meios de comunicação e este é um espaço que quase todas as empresas podem contribuir em esforço para que a população entenda a importância das ações de governos municipais e estaduais para combater a disseminação do coronavírus. Quanto mais pessoas se envolverem na rede de solidariedade, mais cedo todos e todas poderão sair das suas casas e voltar à vida normal.

Então alguns apelos ao segmento empresarial, mas que podem ser seguidos por outras pessoas. Sei que este ficará restrito à minha região, mas só isto já será importante:

1) preserve os empregos dos seus funcionários afastados pagando os seus salários. Isto é fundamental para mantermos o mínimo da economia funcionando, o que será compensado mais adiante, quando as coisas voltarem ao normal.

2) faça doação de recursos materiais para as unidades de saúde, principalmente no interior. Procure os órgãos gestores das políticas de saúde nos estados para saber como proceder. Não há nenhum problema que a empresa divulgue uma eventual doação na sua publicidade institucional, pois é uma ação de imensa relevância social, sendo legítima a compensação publicitária.

3) utilize o seu espaço na grande de divulgação de jornais, revistas, televisão e rádio para disseminar as informações educativas de combate à COVID-19, como: #FiqueEmCasa, #LaveAsSuasMaos, #ProtejaOsIdosos, dentre outras.

4) Ajude com doações de alimentos às unidades de assistência social dos municípios.

A contribuição de cada pessoa, natural ou jurídica, é importantíssima para vencermos este desafio. Somente a nossa união solidária efetiva e com compromisso e responsabilidade de todos e todas chegaremos lá.

 

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